quinta-feira, 22 de outubro de 2015

A ofendida de hoje pode ser a agradecida de amanhã!

Por Dani Fressato

 

3 de fevereiro de 2014.

Na primeira vez que alguém conversou sobre parto humanizado perto de mim eu me senti profundamente ofendida. A pessoa nem estava falando comigo, mas era como se estivesse. Ela mal me conhecia, não sabia que eu já tinha passado por uma cesárea, mas as palavras bonitas dela sobre nascimento respeitoso me ofenderam demais. Eu fiquei mais de uma semana ofendida, pensando como alguém sem formação na área biológica/da saúde poderia SABER MAIS que meu obstetra. Justamente o MEU obstetra, super conceituado que "sempre concordou" em fazer PN?! Só podia ser uma doida, cínica desinformada, não tinha filhos e queria dizer o que era melhor ou pior para uma grávida e para um bebê. 

Pois bem! Dois ou três anos depois eu engravidei e aquela sementinha das palavras bonitas sobre nascimento respeitoso ainda estava guardada na minha cabeça. Foi assim que comecei a pesquisar. E foi assim que a verdade veio à tona! 

Eu meu senti uma verdadeira trouxa quando definitivamente aceitei que fui enganada pelo meu antigo excelente obstetra: ignorante ao extremo, abandonada, usada, “mais uma”, desamparada, e infinitamente triste. Não tenho vergonha de assumir! Aceitar que fiz uma cesárea desnecessária e conveniente apenas para meu médico, que bebê de 4Kg não é enoooorme e que bacia estreita é outra desculpa esfarrapada não é uma tarefa muito fácil. Não mesmo! Poderia tentar justificar com: “Eu NÃO TIVE OPÇÃO!”, mas a verdade é que minha “falta de opção” só confirma a minha falta de informação. Ele disse e eu baixei a cabeça sem argumentar. Como iria argumentar desinformada?!  

Quando engravidei novamente, busquei informação e um grupo de apoio, troquei de médico e tive minha bebê num PN humanizado cheio de imprevistos. Se fosse um médico qualquer, cheio de achismos e de opiniões próprias, e se eu não tivesse ido atrás de embasamento científico, teria feito outra cesárea. Qualquer fator poderia ter sido uma desculpa médica para se realizar uma outra cirurgia. 
Só que na primeira consulta com meu obstetra ele perguntou olhando nos meus olhos, após eu ter contado minha história da desne-cesárea anterior, "E AGORA VOCÊ QUER UM PARTO?!" Sim, eu respondi! Pronto! Ele entendeu! E assim o fez meses depois, da maneira mais respeitosa do mundo! 

Ele não cogitou outra possibilidade durante todo o pré-natal.
Ele não cogitou outra possibilidade mesmo com minha cesárea anterior.
Ele não cogitou outra possibilidade mesmo com meu útero retrovertido.
Ele não cogitou outra possibilidade mesmo tendo passado a data provável do parto (que era no Dia dos Pais).
Ele não cogitou outra possibilidade mesmo depois da minha bolsa estourar.
Ele não cogitou outra possibilidade mesmo com minha dilatação MEGA lenta (foram mais de 27 horas de TP).
Ele não cogitou outra possibilidade mesmo com meu desmaio durante o TP.
Ele jamais cogitou outra possibilidade, em nenhum momento, por razão nenhuma!!!!! 
Ele simplesmente respeitou a nossa vontade: a minha (que minha bebê fosse recebida num ambiente acolhedor e amoroso) e a dela (de nascer quando e como merecia!).
Sem intervenções desnecessárias! Não tive sequer laceração! Não precisei de ponto nenhum!  

O que eu quero dizer com isto? Quero dizer que você - cesareada e cesarista que se ofende quando alguém fala em PN - não precisa abraçar esta causa. Mas não negue quequem tem informação tem poder! 

Eu vou continuar plantando as sementinhas!!!!! Porque a ofendida de hoje pode ser a agradecida de amanhã!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário